Macarrão de Fubá de Canjica
Ingredientes:
100g de ovo (2 pequenos)
100g de Fubá de Canjica Rocinha
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de água
1/2 colher (chá) de sal
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
pedacinhos de bacon
1 cebola média picada
1 lata de tomate pelado, picado, com seu caldo
sal a gosto
folhas frescas de manjericão
A massa:[if !supportLineBreakNewLine]
Coloque os ovos e o Fubá de Canjica Rocinha no processador até formar bolinhas. Se juntar com os dedos e não formar uma bola macia, junte mais umas gotas de água. O processo todo também pode ser feito manualmente, sem uso de nenhum aparelho, embora o processador ajude muito. Retire pedaços da massa, faça cilindros e abra com rolo em superfície enfubazada. Abra com cuidado para a massa não rachar. E mantenha o restante da massa coberto com pano úmido. Se ressecar, não conseguirá abrir a massa. Ela tem que está bem macia. Deixe a massa bem fina, coisa de um milímetro - ao erguê-la contra a luz, deve parecer translúcida. Corte em talharins usando faca e espalhe as tiras sobre peneira ou pano enfubazado. Se quiser, deixe secando um pouco. Mas não precisa (eu fiz dos dois jeitos e não mudou nada). Como o macarrão usa ovos frescos, o ideal é cozinhar logo em seguida.
Para esta quantidade use 2 litros de água com 1 colher (chá) de sal. Cozinhe por cerca de 2 minutos ou até que as tiras subam à superfície e estejam ainda um pouco firmes à mordida. Escorra e sirva com molho de tomate ou com outro de sua preferência. Ou cozinhe direto na sopa, como esta. Rende pouco mais que 200 gramas de macarrão - quantidade suficiente para 2 porções pequenas ou 1 generosa
Molho de tomate:
Refogue o alho no azeite, até começar a querer dourar. Se quiser, junte com o alho uns pedacinhos de bacon e diminua o azeite. Junte a cebola e deixe murchar. Adicione o tomate e coloque o sal, deixe cozinhar até engrossar um pouco. Junte folhas frescas de manjericão e nhac com o macarrão.
Receita retirada do Blog COME-SE e testada por Neide Rigo.